sexta-feira, 27 de abril de 2012


Um grupo de pessoas reúne-se. Chegam ao local com um pouco de antecedência, sozinhas ou em pequenos grupos. Esperam um pouco. Algumas fumam um cigarro. Algumas lêem na expectativa de ficarem mais bem preparadas para o que vai acontecer. Algumas regozijam-se por se encontrarem, mesmo que a situação não seja propícia a grandes convívios. Algumas trocam palavras de circunstância, por cordialidade. Quando chega a hora, e se encontram reunidas as condições para que tal aconteça, entram. As portas fecham-se e as pessoas ficam lá dentro, protegidas do exterior. Procura-se que, nesta circunstância, se sintam confortáveis. Sentam-se. Ocupam cadeiras dispostas em fila, todas voltadas para o mesmo lado – as de trás numa posição ligeiramente mais alta do que as da frente. 

A group of people gather. They arrive ahead of schedule, in little groups or by themselves. They wait. Some of them smoke cigarettes. Some read, hoping to prepare for what is about to happen. Some rejoice in meeting one another, even if the situation does not encourage it. Some exchange words of circumstance, out of politeness. When the time comes and the conditions are right, they enter. The doors close and they remain inside, isolated, protected from external interferences. One hopes that, in these circumstances, they feel comfortable. They seat, occupying chairs set out in rows, all facing the same side – the ones at the back in a slightly higher position than the ones at the front.


sinopse
Três actores retomam a sua posição no final do espectáculo “Single” para, a partir daí, darem início à construção de um novo espectáculo. O que fazem em cena é prepará-lo. Ensaiam-no, discutem-o, vestem-se para o representar. Esta situação constitui oportunidade para confrontar a actividade dos três “artistas” com a de outros profissionais, presentes em cena, cujo trabalho contribuirá para a produção do espectáculo: uma mulher passa figurinos a ferro, outra prepara os acepipes que os actores comerão na festa que será recriada, um homem pinta  a parede que servirá de fundo à festa. Quando tudo está preparado, o elenco é subitamente aumentado e os trabalhadores transformam-se em espectadores do espectáculo, dentro do espectáculo. No final, um casal entra em cena e inicia uma cena de sexo e desvia a atenção do público – o público que assiste a 3D, porque isso passa-se na costas dos trabalhadores que fazem de público dentro de 3D. 














ficha técnica e artística
direcção Jorge Andrade com Anabela Almeida, Bernardo de Almeida, Bruno Huca, Jorge Andrade, Rita Seguro, Vítor Oliveira, Wagner Borges e, também, Emília Ferreira, Gracinda Oliveira e Tiago Rafael cenografia e figurinos José Capela fotografias de cena José Carlos Duarte produção Manuel Poças co-produção mala voadora, ZDB/Negócio e O Espaço do Tempo agradecimentos Ilídio Silva, Júlio Esteves e Liz Vahia

Sem comentários: